ANIMAVITA

Mitos e verdades sobre dor de cabeça

Post by in Dor de Cabeça
Enxaqueca_brasilia Enxaqueca_brasilia AnimaVita Brasília

Mitos e verdades sobre dores de cabeça, pressão alta, café, chocolates, alcool, embutidos, etc...

O que há de verdade?

Alguns Mitos relacionados a Dor de cabeça:

Por Dr. Hudson Mourão Mesquita, neurologista, Equipe AnimaVita.

 

ALIMENTOS E BEBIDAS:

O cérebro do enxaquecoso fica sensível a alguns alimentos que podem deflagrar a crise de dor. Não necessariamente todos devem ser evitados algumas pessoas vão ter mais sensibilidade a um ou a outro alimento ou combinação. Entre eles estão:

a) Chocolate – alem de gorduroso possui contém feniletilamina e cafeína

b) Queijos amarelos, principalmente os mais envelhecidos, eles contem uma substancia chamada tiramina

c) Alimentos gordurosos e frituras

d) Glutamato monossódico, utilizado muito em preparações de pratos orientais na forma de molhos

e) Salsicha e alimentos vermelhos enlatados ou em conserva pois possuem nitritos e nitratos

d) Vinho tinto, pois possuem tiramina

e) Frutas cítricas, banana em especial a banana d’agua

f) Aspartame, café, chá mate e refrigerantes a base de cola.

Um dos principais fatores relacionados de alimentação e dor de cabeça está em períodos de jejum prolongado.

 

 

 

 

SONO E ENXAQUECA

Dormir pouco ou dormir muito estão relacionados com a dor de cabeça. O ideal é manter o mesmo ritmo de sono, reparador e individual para cada pessoa. Alguns pacientes descrevem dores de cabeça no final de semana, uma das possíveis explicações é a mudança do ritmo de sono .

 

 

PRESSÃO ALTA

É um erro bastante comum atribuir à dor de cabeça como um sintoma de pressão alta, isso só vai ocorrer se a pressão elevar muito e muito rápido, mesmo assim pode nem ocorrer. Esta lenda leva a muitos pacientes a pararem de usar a medicação da pressão, pois “não estão sentindo nada”. A pressão alta é uma doença indolente, crônica e indolor. A associação de dor de cabeça com hipertensão arterial é uma coincidência. Algumas vezes pode ser secundária a própria medicação usada para tratar a pressão alta. Portanto, na maioria das vezes, pressão alta e dor de cabeça são mera coincidência por se tratar de 02 doenças muito frequentes.

 

 

 

SINUSITE

A sinusite pode ser uma causa de dor de cabeça SOMENTE quando ela for aguda. Neste caso ela está associada a entupimento nasal ou coriza e febre. A sinusite crônica não causa dor de cabeça ao contrário do que se difunde na crença popular.Muitos destes pacientes vão ter o diagnóstico de enxaqueca.

 

 

 

 

OLHOS

A necessidade de uso de óculos não está relacionada a dor de cabeça. Miopia , hipermetropia não causam dores de cabeça. O astigmatismo pode levar a uma dor em peso acima dos olhos, mas somente em momentos nos quais o paciente está fazendo um esforço como, por exemplo, leitura. A necessidade de óculos não explica a dor unilateral, pulsátil associada a náuseas e vômitos, algumas vezes incapacitantes. Na realidade, os olhos raramente são causa das formas mais comuns de cefaléia..

 

 

 

 

FÍGADO E VESÍCULA

Não existe qualquer relação entre problemas do fígado e enxaqueca. Em geral, as pessoas que dizem ter problemas de fígado e que se sentem mal, têm dor de cabeça e vomitam após ingerir certos alimentos, costumam ser enxaquecosos cuja dor é desencadeada por esses produtos da dieta. Da mesma forma, operar a vesícula não proporciona melhora da enxaqueca.

 

 

 

 

BATATA GELADA

Qualquer material gelado colocado na fronte ou na região temporal pode aliviar a dor. Não há nenhuma propriedade especial com a batata.

 

 

 

 

ENXAQUECA É DOENÇA DE RICO

Não é verdade. Existem estudos mostrando que indivíduos de todas as classes sociais apresentam enxaqueca, com um ligeiro predomínio nas classes sociais mais baixas.

 

 

 

 

QUANDO ENTRAR NA MENOPAUSA MELHORA

Isso vai ocorrer em menos de 30% das mulheres, principalmente naquelas que apresentam enxaqueca de predomínio menstrual. Então a maioria das mulheres vai continuar a ter crises de enxaqueca após a menstruação.

 

 

 

 

ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR:

Atualmente em moda, a ATM (articulação temporomandibular) pode ser causa de dores, em especial na região da própria articulação e, raramente, irradiando-se para outras áreas da cabeça. No entanto, não é causa de enxaqueca.

 

 

CRIANÇA NÃO TEM ENXAQUECA:

Não é verdade, crianças também podem sofrer de enxaqueca e são as que mais sofrem com diagnósticos errados, como necessidade de óculos e uso de medicamentos para o fígado.

 

 

NA GRAVIDEZ MELHORA:

É verdade. A maioria das mulheres apresenta melhora da enxaqueca no período da gravidez, em especial, a partir do segundo trimestre.

 

 

ENXAQUECA NÃO TEM TRATAMENTO:

É mentira !! Existem sim tratamentos para dor de cabeça, melhorando em muito a qualidade de vida de muitos pacientes, reduzindo a intensidade e freqüência das crises, assim como a necessidade de uso de grandes quantidades de medicamentos.Alguns podem ficar livres da dor por meses a anos. Mas como parte das doenças crônicas da atualidade como HAS e Diabetes ela ainda não tem cura. O índice de satisfação com o tratamento é alto.

 

 

ENXAQUECA E RENDIMENTO NO TRABALHO:

A enxaqueca é uma das principais causas de falta ao trabalho e também de diminuição na produtividade individual. Ela também interfere nas oportunidades de trabalho perdidas, por levar a incapacidade do paciente em realizar atividades intelectuais e de força física.

 

 

 

ENXAQUECA E EXPOSIÇÃO AO SOL:

A enxaqueca pode ser desencadeada por períodos prolongados de exposição ao sol.

 

 

Centro Clínico AnimaVita

SEP 709/909 Edfício Julio Adnet, Clínica S21

 

 (61) 3248-2800 - 4063-6408

 

 

AnimaVita Brasilia

Usuário Geral de todos os profissionais da clínica AnimaVita Brasília.

Website: www.animavita.com.br

Clínica da dor

 
 
   
Você está aqui: Clínica da Dor Dor de cabeça Mitos e verdades