ANIMAVITA

Dor nas Costas

Post by in Dor de Coluna
Dor nas Costas Dor nas Costas AnimaVita Brasília

Dor nas costas é uma das dores mais frequentes que acometem o ser humano rivalizando com a dor de cabeça. Nos EUA, é a quinta razão mais comum para uma consulta médica. Nove em cada dez adultos irão sentir dores nas costas em algum momento de suas vidas, e cinco em cada dez adultos que trabalham têm dor nas costas todos os anos.

Equipe AnimaVita Brasília

 Dor nas Costas

 


Adaptada de wikipedia

 

    A dor nas costas (também conhecida como "dorsalgia") é um tipo comum de dor localizada nas costas que pode ter várias origens. Pode ser causada por alterações nos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas da coluna vertebral.

     A dor aguda é aquela de duração inferior a três semanas. Por outro lado, a dor pode ser de longa duração, ou seja, dor crônica.

     Pode ser subclassificada entre constante ou intermitente, permanecer num lugar ou irradiar para outras áreas próximas. Na parte superior das costas, a dor pode ser irradiada para o braço e mão, e na região lombar ela pode irradiar para a perna ou o pé. Além da dor pode incluir outros sintomas, como fraqueza, dormência ou formigamento.

     Dor nas costas é uma das dores mais frequentes que acometem o ser humano rivalizando com a dor de cabeça. Nos EUA, é a quinta razão mais comum para uma consulta médica. Nove em cada dez adultos irão sentir dores nas costas em algum momento de suas vidas, e cinco em cada dez adultos que trabalham têm dor nas costas todos os anos. 

      A coluna vertebral é uma complexa rede de nervos, articulações, músculos, tendões, ligamentos e a medula espinhal, e todos são capazes de produzir dor. Grandes nervos que se originam na coluna e vão até as pernas e braços e assim explicam o porquê de muitas destas dores se expalharem para para as extremidades. Muitas vezes mais de uma estrutura está envolvida no processo de dor nas costas o que dificulta muitas vezes o diagnóstico de dor e por conseguinte o seu tratamento.

 

Causas:

 

    A grande maioria dos pacientes com dor lombar são diagnosticados com dor lombar aguda inespecífica, ou seja não há nenhuma patologia grave subjacente.

    Entretanto, a dor nas costas pode ser secundária a uma doença subjacente muitas vezes não diagnosticada;  entre as quais destacam-se câncer metastático, osteomielite, tuberculose vertebral - mal de Pott - e abcesso epidural. Incluem-se também a osteoartrose da coluna, algumas doenças reumatológicas e a hérnia de disco cuja predominâcia ocorre nos ultimos seguimentos das vertebras lombares.

     Outras doenças grave também não podem deixar de ser excluidas como o câncer de pâncreas e a dissecção aguda de aorta além de outras menos comuns.

 

Referencias:

  1.  Devereaux M. Low back pain. Medical Clinics of North America. 2009;93:477.
  2. Wheeler SG, et al. Approach to the diagnosis and evaluation of low back pain in adults. http://www.uptodate.com/home/index.html. Accessed Dec. 17, 2009.
  3. Kohatsu W. Low back pain. In: Rakel RE. Integrative Medicine. Philadelphia, Pa.: Saunders Elsevier; 2007. http://www.mdconsult.com/das/book/body/175588812-4/930351402/1494/110.html#4-u1.0-B978-1-4160-2954-0..50067-3_3269. Accessed Dec. 17, 2009.
  4. Knight CL, et al. Treatment of acute low back pain. http://www.uptodate.com/home/index.html. Accessed Dec. 17, 2009.
  5. Last A, et al. Chronic low back pain: Evaluation and management. American Family Physician. 2009;79:1067.
  6. Chou R. Subacute and chronic low back pain: Pharmacologic and noninterventional treatment. http://www.uptodate.com/home/index.html. Accessed Dec. 17, 2009.
  7. Yoga for health: An introduction. National Center for Complementary and Alternative Medicine. http://nccam.nih.gov/health/yoga/introduction.htm. Accessed Dec. 17, 2009.
  8. Low back pain fact sheet. National Institute of Neurological Disorders and Stroke.http://www.ninds.nih.gov/disorders/backpain/detail_backpain.htm#119483102. Accessed Dec. 17, 2009.
  9. Laskowski ER (expert opinion). Mayo Clinic, Rochester, Minn. Dec. 26, 2009.

 

 

 

 

Centro Clínico AnimaVita

SHIS QI 11 Bloco O Salas 132 a 140

Shopping Deck Brasil - Lago Sul, Brasília.

(61) 4063-6408 / 3248-2800

AnimaVita Brasilia

Usuário Geral de todos os profissionais da clínica AnimaVita Brasília.

Website: www.animavita.com.br

Clínica da dor

 
 
   
Você está aqui: Clínica da Dor Dor de Coluna Dor nas Costas