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Segunda, 28 Fevereiro 2011 00:00

Quedas em Idosos

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As quedas em Idosos resultam muitas vezes a complicações graves com perda da qualidade de vida

 

 

Quedas em Idosos

 

 

 

Um problema com solução

 

 

 

O envelhecimento é um processo gradativo e inevitável, no qual o sistema que constituem o nosso corpo começam, por algum motivo a envelhecer, e nesse percurso, algumas estruturas passam a funcionar de maneira alterada, provocando disfunções e processos patológicos em idosos. Essas alterações de mobilidade dificultam a realização das atividades da vida diária, podendo conduzir as quedas.

 

 

 

As quedas nos idosos provocam uma serie de danos físicos, como traumatismos de tendões e ligamentos, fraturas ósseas, declínio funcional, e muitas vezes, podem levar a morte.

 

 

 

Com o avançar da idade, um indivíduo experimenta, durante esse processo, um declínio contínuo das suas atividades e funções por exemplo: das funções auditivas, visuais e musculares. Com o envelhecimento, o sistema nervoso passa a transmitir seus impulsos mais lentamente fazendo com que o idoso não tenha tempo hábil de defesa em casos de desequilíbrios, justificando o aumento de quedas nessa fase da vida.

 

 

 

Porém, o de o idoso ter algumas limitações físicas e funcionais, que aumentam o risco de quedas, não significa que o mesmo deva permanecer o dia todo sentado e sem atividade.

 

 

 

O ideal é maximizar as capacidades e potencialidades, pois a restrição da atividade pode relacionar-se com as quedas, uma vez que a inatividade favorece a perda de força, da flexibilidade e do equilíbrio.

 

 

 

Os idosos devem ser encorajados a andar, fazer suas atividades diárias, realizar um programa de exercícios adequados, que melhore o equilíbrio a flexibilidade, mantendo, ou mesmo, aumentando a força e a resistência, bem como a coordenação.

 

 

 

Os exercícios devem ser estimulados para um melhor bem estar dos idosos. A atividade física deve ser precedida de uma avaliação com médico ou fisioterapeuta, além de contemplar diferentes qualidades físicas como exercícios aeróbicos, alongamento, exercícios de equilíbrio e o trabalho de força muscular.

 

 

 

Conhecendo estes aspectos, é fundamentalmente pensar preventivamente! Não espere por uma queda para adotar tais medidas, antecipe seus cuidados, afinal prevenção sempre foi o melhor remédio! Cuide-se hoje para viver melhor amanhã e assim sucessivamente!

 

 

 

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