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Domingo, 07 Outubro 2012 21:48

Vitamina B12: causas e sintomas de sua deficiência

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Vitamina B12 Vitamina B12 AnimaVita Brasília

A vitamina B12 é necessária para os processos de conversão de carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos em energia. Matéria prima para a construção da bainha de mielina que reveste a maioria dos nervos, medula e tecido cerebral.

 

 

Vitamina B12: causas e sintomas de sua deficiência:

 

 

As vitaminas se dividem em duas categorias gerais. Integrantes deste grupo são chamados de vitaminas lipossolúveis e incluem as vitaminas A, D, E e K. Estas vitaminas podem ser armazenadas no corpo por longos periodos, de modo que a deficiência não é muito comum em indivíduos com uma dieta balanceada. O segundo grupo corresponde as vitaminas hidrossolúveis, B e C. A vitamina B12, ou cianocobalamina, faz parte de uma família de compostos denominados genericamente de cobalaminas. A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água, como os outros representantes do grupo do complexo B. Embora possa ser armazenada, em alguns casos, ela não pode ser consumida, absorvida ou utilizada da maneira correta levando a alterações clínicas específicas.

 

A vitamina B12 é essencial para manter um corpo saudável. A vitamina B12 é necessária para os processos de converção de carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos em energia. A vitamina B12 também, ajuda a saúde dos glóbulos vermelhos e outras células sanguineas em seu “amadurescimento”, assim, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e manter o sistema imunológico funcionando em seu nível máximo. Ademais, a vitamina B12 é essencial para manter integra as membranas que envolvem as celulas nervosas, neurônio, a base bioquímica para a

produção da mielina um bloco de construção desta membranas. A deficiência pode produzir quadros neurológicos graves muitas vezes indistinguíveis clinicamente da doença de Alzheimer.

 

 

 

Importância da vitamina B12:

 

Necessária para prevenir a anemia perniciosa - uma condição na qual o corpo não pode produzir bastantes glóbulos vermelhos saudáveis.

Ajudar na produção de DNA, o material genético de todas as células.

Promover o crescimento e desenvolvimento normal.

Causar danos aos nervos como perda de memória, baixa concentração e sensações anormais

 

Os sintomas de uma deficiência de vitamina B12

 

B12 é muitas vezes deficiente em vegetarianos estritos, porque a fonte predominante de B12 são os alimentos de origem animal. A falta de B12 é mais prevalente na população idosa.

 

 

Os sintomas associados com uma deficiência de vitamina B12 são:

Fadiga,

Dores de cabeça

Falta de ar

Dores musculares,

Língua e garganta sensíveis

Alterações digestivas e cardíacas

Distúrbios do sistema nervoso, tais como:

- Dormência e formigamento nos braços ou pernas,

- Depressão,

- Confusão mental

- Perda de memória.

 

 

Presença de neutrófilos, células de defesa, multissegmentados, em casos graves de deficiência de B12

 

 

Fontes de vitamina B12:

 

Carnes, fígado, ovos, camarão, mariscos, peixes e são fontes valiosas de vitamina B12.

Alimentos contendo no rótulo, o nome científico da vitamina B12, cianocobalamina não necessariamente tem a quantidade necessária e muitas vezes não é absorvida como a maioria das formulações orais. Mesmo o fígado bovino, a maior fonte de vitamina B12 conhecida pode simplesmente não entrar no organismo, caso a falta da vitamina seja por deficiência de absorção, ou seja, a maioria absoluta dos casos.

Muitos vegetais do mar, possuem substâncias semelhantes a vitamina B12, entretanto não existe B12 de origem vegetal- da mesma maneira que não existe clorofila de origem animal, apesar de alguns clamarem que fazem fotossíntese.! A utilização destes vegetais do mar como suscedâneos da B12 ainda carecem de estudos comprobatório.

Existem inúmeros artigos na Internet que são equivocados na forma com que tratam os chamados "substitutos de Vitamina B12" vegetais como se fossem eficazes para tratar a deficiências de B12. Isto não é verdade a luz da ciência - não há provas científicas! Ainda mais, em se considerando que a maioria absoluta dos paciente com deficiência de B12 não tem uma baixa por diminuição na ingestão e sim por deficiência de absorção, ou seja, mesmo com fontes alimentares com altas concentrações de B12, como carne ou fígado, a carência continua e ainda pior, pode agravar! A deficiência da vitamina B12 causa entre outros sintomas uma perda da bainha de mielina, membrana que envolve os nervos, altera a capacidade cognitiva como memória e raciocínio e muitas vezes, a partir de determinado ponto, pode ser irreversível.

 

Bainha de mielina brasilia

A Figura acima ilustra a bainha de mielina que necessita de B12 como precursor. Adaptado de wikipedia.org

 

 

Cuidados:

 

Deficiência sintomática de B12 se trata com vitamina B12 intramuscular, após prescrição médica e não com dieta rica em B12. Utilizar um subistituto de B12 de origem vegetal não é prudente a luz da ciência e ainda mais confiar que as bactérias que contaminam os alimentos vão suprir a carência de B12 é uma teoria para explicar porque alguns vegeratianos estritos não desenvolvem deficiência de B12, apesar de que na faixa etária geriátrica este número é maior que 30%!

 

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